O Google anunciou nesta quarta-feira (27), durante o evento Google I/O, que seus óculos de realidade aumentada, conhecidos como Project Glasses, chegarão ao mercado em 2013. Para os participantes do evento, que acontece em San Francisco (EUA), o produto poderá ser adquirido por US$ 1,5 mil e será entregue no início do ano que vem. A companhia não revelou o valor do dispositivo para o consumidor final.
O Google mostrou detalhes dos seus óculos “do futuro”, que agora ganharam o nome oficial de Google Glass. Sergey Brin, cofundador da empresa, subiu ao palco do evento para apresentar os óculos, que têm câmera, microfone, alto falantes, processador poderoso e memória. O protótipo ainda conta com conexão à internet para transferência de dados, mas o Google não especificou quais redes os óculos terão acesso.

O projeto está em desenvolvimento há mais de dois anos e terá software e programas criados exclusivamente para ele. Brin mostrou o dispositivo nas cores preta, branca e azul. Conforme a demonstração, a tela dos óculos fica acima do olho justamente para que ela não atrapalhe a visão do usuário. Segundo a companhia, o objetivo é que a tecnologia seja usada naturalmente. Na apresentação, Brin mostrou que os óculos são muito leves para que seu uso seja confortável, além de ser discreto no rosto do usuário. A empresa afirma que ele é mais leve que muitos óculos de sol.
De acordo com o Google, o objetivo dos óculos é fornecer acesso rápido ao conteúdo digital e às informações, além de facilitar a comunicação por meio de imagens. “Você pode capturar momentos da sua vida mais rapidamente”, disse Brin. A companhia quer que, quando o usuário precise de alguma informação, ele não precise tirar o telefone do bolso. Segundo o Google, perguntar aos óculos é mais fácil e rápido.

Com a câmera, é possível fazer vídeos e fotos em primeira pessoa, mostrando o ponto de vista do usuário. Na demonstração, o Google mostrou paraquedistas saltando de um avião na cidade de San Francisco e usando o recurso “Hangouts”, que transmite conversas ao vivo e em vídeo pela internet. Com os óculos, os paraquedistas conseguiram mostrar o ponto de vista deles a partir do salto. “Você pode mostrar suas atividades de um ponto de vista inédito e divulgar ao vivo pela internet”, acrescentou o executivo.

Fonte: G1