O Comando do 5º Distrito Naval informou que a lancha Lambari, pertencente à Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, foi encontrada no sábado, dia 16, às 3h da madrugada, pelas equipes que estavam atuando nas buscas na Lagoa dos Patos a bordo do navio-patrulha Babitonga. Ela foi localizada na área em que ocorreu o naufrágio - nas proximidades do Farolete de Bujuru. Segundo a Marinha, o Babitonga usou um sonar (Side Scan) para localizar a lancha e a confirmação foi efetuada por mergulhadores.
Ontem, as equipes envolvidas no processo de busca e retirada da embarcação do fundo da lagoa estavam trabalhando no estudo técnico e montagem do dispositivo necessário para reflutuação da Lambari. O salvamento da embarcação será feito por pessoal da Marinha. A lancha Lambari (LAEP 7) naufragou por volta das 21h30min do dia 31 de maio e desde então, estava desaparecida. O naufrágio ocorreu quando a embarcação, de sete metros de comprimento, era rebocada pelo navio Babitonga pela Lagoa dos Patos. Ela estava sendo levada de Rio Grande para Porto Alegre.
Na ocasião, segundo o Comando do 5º Distrito Naval, em virtude da mudança repentina das condições ambientais, com vento sudoeste de 16 nós (28,8 km/h) e águas da lagoa agitadas, a lancha emborcou e rapidamente afundou. Um procedimento administrativo foi aberto para apurar o fato. A Lambari pertence à sede da Capitania dos Portos do RS, localizada em Rio Grande, e estava sendo enviada para a Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre para ser usada nos trabalhos de fiscalização.

Fonte: AGORA