https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJ7AmokIaYxAgEwTFNpKYHpMTt2hVtE1sfxsaJZgoRNazQyLR1GyT_AISj_bsJKJKXBqiLH8ARHBLnhM4-sFZEUVA1nV_PEQWHXAOW4IY5yEe1bTTZlhjVgPU4d_gWfwmTCflHHfOR-1cj/s400/swiss+Gripen.jpgA Suécia ofereceu emprestar a Suíça um esquadrão de caças Gripen usados – modelo C/D – até que os novos aviões Gripen, escolhidos por Berna no final do ano passado, possam ser entregues.

Com base na recomendação do ministro da Defesa, Ueli Maurer, a Suíça decidiu comprar uma frota de caças Gripen, fabricados pelo grupo sueco Saab, para substituir a frota de jatos F-5 Tigers da força aérea.

A Ministra da Defesa da Suécia Karin Enstrom disse a Maurer, durante uma visita a Berna na sexta-feira, que uma dúzia de jatos C/D poderiam ser disponibilizados para preencher a lacuna deixada até que os mais novos jatos Gripen da Saab possam ser fornecidos.

“Parece ser uma oferta bastante atraente para a Suíça”, disse ela.
Por sua parte, Maurer disse que iria estudar a proposta com cuidado.
“Tem vantagens inegáveis e nos permitiria retirar os aviões F-5 antes do prazo. Permitiria que nos preparassemos para o Gripen, para treinar os pilotos, o pessoal no solo, mecânicos e configurar a infra-estrutura necessária nos aeroportos”, disse ele.

“É uma idéia que tínhamos discutido anteriormente e agora foi aperfeiçoada pela Suécia.”

A Suíça não iria comprar os aviões, acrescentou, mas os detalhes do acordo ainda tinham de ser esclarecidos – “é claro que não iria levá-los de graça”.
Os eleitores provavelmente vai dar sua palavra sobre o plano, uma vez que o Parlamento decida sobre a compra dos caças.
“Mais adequado”
A decisão de comprar o Gripen foi polêmica e provocou um acalorado debate no parlamento suíço e nos meios de comunicação.
O avião sueco estava em concorrência com o Rafale, fabricado pela empresa francesa Dassault e o Eurofighter do grupo EADS – um consórcio europeu com sede em Paris e Munique.

Maurer defendeu a escolha, dizendo que o Gripen não havia sido escolhido porque era o “caça mais recente e atualizado”, mas porque era o “mais adequado” para a Suíça.

Ele colocou o custo total da frota de 22 aeronaves em cerca de 3,1 bilhões de francos suíços (US$ 3,27 bilhões).

Fonte: Swissinfo – Via: Cavok