GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

segunda-feira, julho 30, 2012

Mercosul: Venezuela comprará 20 aviões da Embraer

By on 30.7.12
Mal chegou a Brasília, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, está sendo recebido nesta noite pela presidente Dilma Rousseff para um jantar no Palácio da Alvorada. Eles discutirão a agenda bilateral e um contrato que será firmado amanhã na área de aviação.

Chávez está em Brasília para uma reunião extraordinária do Mercosul que selará a entrada de Caracas ao bloco. Sem dar detalhes, fontes do Itamaraty revelam que a estatal venezuelana de aviação, Conviasa (Consórcio Venezuelano de Indústrias Aeronáuticas S.A.) comprarão 20 aeronaves da Embraer, modelo 190. O jato é usado na aviação regional e é líder de mercado.

Há expectativa para compra imediata de seis aeronaves até outubro. Não há informações de qual o valor da transação. A assinatura deste contrato abrirá uma série de compromissos que acontecerão em Brasília nesta terça-feira. Além de atos bilaterais a serem firmados entre Brasil e Venezuela, é esperada na agenda da política externa brasileira a divulgação de uma declaração conjunta entre Brasil e Uruguai. Os detalhes são mantidos em sigilo.

O compromisso principal, no entanto, será a reunião entre chefes de Estado dos sócios-plenos para a entrada da Venezuela no Mercosul. No mês passado, os chefes de Estado dos membros plenos do Mercosul suspenderam o Paraguai do bloco após o impeachment-relâmpago que destituiu Fernando Lugo do poder. O país era o único que ainda não tinha dado o aval à entrada da Venezuela na união aduaneira com status de sócio-pleno. Com a suspensão, Dilma Rousseff, Cristina Kirchner e José Mujica tomaram a decisão de aceitar o país liderado por Hugo Chávez no Mercosul.

Fonte: Terra

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts