Durante exercícios de combate aéreo com um Boeing F-18 no Mar Mediterrâneo acidentou-se um caça francês Dassault Rafale do Esquadrão 12F da Marinha.

A Aeronave havia decolado do porta-aviões Charles de Gaulle. O piloto logrou ejetar em segurança e foi resgatado por um helicóptero dos EUA. Posteriormente o piloto foi transferido para bordo do porta-aviões francês, onde foi atendido pela equipe médica.

Desde 30 de maio, o porta-aviões Charles de Gaulle e seus navios de escolta realizam um exercício no Mediterrâneo e no Atlântico em conjunto com força análoga Norte Americana capitaneada o porta-aviões USS Eisenhower. Os Exercícios de proficiencia naval tem téminio previsto para 05 de julho de 2012.

Este não é o primeiro sinistro com aviões Rafale. Em 2009, dois caças colidiram no céu durante um voo de treinamento, os pilotos morreram. Em 2010, um Rafale caiu realizando uma missão de combate no Afeganistão, o piloto sobreviveu.

No início deste ano a França venceu um certame licitatório da Força Aérea Indiana que visava o fornecimento de 126 caças. O custo da transação, segundo os analistas aproxima-se dos 10,4 bilhões de Dolares. O contrato indiano é a primeira venda internacional do avião de combate Rafale.

Fonte: A Voz da Russia - Marine National - Texto By Vinna