Em 2 de julho último a Turkish Aerospace Industries (TAI) fez o roll-out do primeiro avião projetado na Turquia, o turboélice destinado a treinamento básico e ataque ao solo TAI Hurkus.
Lançado em 2006 o projeto é apoiado por 27 empresas turcas, o programa de US$ 150 milhões prevê a construção de quatro protótipos, sendo dois para testes em voo e dois para ensaios em solo.
Equipado com um motor Pratt&Whitney PT6A-68T de 1.600hp de potência o avião está previsto para suportar cargas de até +7G e -3.5G, atingir até 570km/h, quatro horas de autonomia e teto operacional de 10.600m.

O voo inaugural do protótipo está previsto para ocorrer no ano que vem e a homologação do Hurkus pela European Aviation Safety Agency (autoridade aeronáutica europeia) em 2015.
Além da Força Aérea da Turquia, que pode fazer uma encomenda para até 15 exemplares do Hurkus  em substituição a uma potencial aquisição de 15 aviões de treinamento avançado KT-1, da Korea Aerospace Industries. O Exército da Turquia também demonstrou interesse na versão de ataque ao solo do Hurkus, que poderão transportar até 1.500kg de carga bélica em pontos externos sobre as asas e ser equipado com imageador térmico. 

Fonte: C&R