A Marinha da Venezuela em cooperação com a indústria de construção naval da China, iniciou  estudos necessários para repotencializar as Fragatas da Classe Lupo e Mariscal Sucre afirmou o o almirante Alfredo Diego Molero Bellavia.
Numa conferência de imprensa, o almirante Molero fez menção ao
importante trabalho de modernização e manutenção que estão realizados a mais de sete anos, três das seis em fragatas do tipo Lupo da Marinha venezuelana nas instalações do Diques y Astilleros Nacionales C.A. (Dianca), localizado em Puerto Cabello, na Venezuela.
"Em razão do boicote americano (...) que tem causado muitas dificuldades os serviços estão atrasados", disse Molero, referindo-se a proibição imposta pelos Estados Unidos em 2006, para fornecer material e tecnologia militar, dos EUA a Venezuela.


As fragatas em questão foram encomendadas em outubro de 1975, pelo governo venezuelano ao estaleiro itáliano Cantieri Navali Riuniti SpA. Foram encomendadas seis fragatas tipo Lupo, que foram entregues entre 1980 e 1982, a saber: Mariscal Sucre (F-21), Almirante Brion (F-22), General Urdaneta (F-23), General Soublette (F-24), General Salom (F-25) e Almirante García (F-26).
A 'Mariscal Sucre' e a 'Almirante Brion', foram submetidas a modernização entre 1998 e 2002, no estaleiro
Ingalls Shipbuilding em Pascagoula, Mississippi, Estados Unidos. Lá foram realizados trabalhos de repotenciação do casco, substituição das instalações de propulsão a diesel, a modernização dos turbinas a gás, atualização e desenvolvimento de sistemas de armas, sistemas eletrônicos e de comando e controle, dentre outros.
A parceria com os chineses contempla a transferência de tecnologia e treinamento de pessoal técnico para modernizar fragatas venezuelanas. Desde 2004, a fragata Geral Urdaneta,
General Salom e Almirante García foram alocadas nas instalações do Diques y Astilleros Nacionales C.A. (Dianca), onde permanecerão até a conclusão dos trabalhos.

Novos naviosAlmirante Molero, falou tambem acerca dos projetos de construção naval em andamento e aqueles prestes a começar. 

Primeiro, ele mencionou as sete patrulhas tipo Damen Stan Patrol 4207 e  cinco Damen Stan Patrol 2606, que vão ser montados pela Unidad Coordinadora de Carenados de la Armada (Ucocar), em suas instalações na Base Naval Contralmirante Agustín Armario, em Puerto Cabello.


Em segundo lugar, anunciou que em agosto está prevista entrega de umcargueiro multiuso identificado pela matricula T-92. Tambem está prevista a entrega da segunda (de quatro) Damen Stan Tipo 5612 Lander, que estão sendo construídos para a Marinha Venezuelana no estaleiro DAMEX em Santiago de Cuba cuja a operação é da holandesa Damen Shipyard.

Ela confirmou que "vêm de vela três blocos (de Espanha) para completar o material a ser necessário para o início quilha na Venezuela", a patrulha navio Tamanaco (GC-24), o último dos quatro encomendados pela Venezuela Marinha a Navantia e cuja assembléia concordou em fazer em Dianca.




Fonte: Infodefensa/Venezuela Defensa - Tradução By Vinna