GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

sexta-feira, agosto 17, 2012

Alemães são presos suspeitos de fornecer equipamento nuclear ao Irã

By on 17.8.12

http://3.bp.blogspot.com/_grwFRw6v-7E/THAF5wXtvHI/AAAAAAAAAI8/H7KKpA1NRXc/s1600/ira-bushehr-reuters-20100821-G.jpg

Quatro alemães foram detidos sob suspeita de desrespeitar embargo internacional a programa nuclear iraniano. Válvula vendida pelos alemães se destinava oficialmente a empresas de fachada em outros países.
As autoridades alemãs prenderam quatro homens por suspeita de fornecimento ilegal de equipamento destinado ao programa nuclear iraniano. Em 2010 e 2011 eles teriam participado da entrega de válvulas especiais para a construção de um reator de água-pesada, desobedecendo ao embargo em vigor contra o Irã.
Conforme divulgou a Procuradoria Geral da República alemã nesta quarta-feira (15/08), oficialmente as válvulas se destinavam a clientes na Turquia e no Azerbaijão. No entanto, os alemães envolvidos dos quais, três também tem nacionalidade iraniana alegadamente sabiam tratar-se de firmas de fachada, que repassariam as peças ao Irã.
Cerca de 90 agentes participaram da prisão dos homens em Hamburgo, Oldenburg e Weimar, cidades onde residiam. Eles deverão ser apresentados a um juiz de instrução na quinta-feira. Além disso, foram também revistadas a residência e dependências comerciais de um quinto suspeito, em Halle, na Saxônia-Anhalt.
Civil ou militar?
Nos últimos anos, a ONU e a União Europeia vêm gradualmente endurecendo as sanções contra o Irã, devido ao controverso programa nuclear do país. As potências ocidentais suspeitam que a República Islâmica também esteja secretamente utilizando tecnologia do programa nuclear oficial, de fins civis, para a construção de bombas atômicas.
A Procuradoria Geral não divulgou para qual usina nuclear as válvulas contrabandeadas se destinavam. Porém, o Irã mantém em funcionamento um reator de água-pesada nas proximidades da cidade de Arak. Peritos ocidentais consideram que a unidade seja capaz de produzir plutônio para utilização em armas nucleares.

Fonte: Terra

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts