As autoridades sauditas avisaram Tel-Aviv sobre sua intenção de abater aviões israelenses em caso de sobrevoarem o espaço aéreo do reino com destino ao Irã, informa hoje o diário israelense Yedioth Ahronoth.

De acordo com o jornal, a mensagem de Er-Riad foi transmitida através de colaboradores da administração estadunidense durante conversações que mantiveram recentemente com responsáveis de Israel em Jerusalém.

De acordo com informações veiculadas anteriormente na mídia, Israel estaria preparando uma ação militar unilateral contra o Irã com receio de desenvolvimento de seu programa militar. Segundo o jornal, o ataque aéreo de Israel pode ser levado a cabo também através do espaço aéreo do Iraque.


NOTA: Em 7 de Junho de 1981, Israel deflagroua Operação Opera. Nela 'Osirak', o reator nuclear do Iraque, seria bombardeado pela aviação de Israel sem aviso ou declaraçao de guerra. Este ataque preventivo posivelmente evitou um desequilibrio das forças na zona, já que tudo apontava ao uso deste reator como fonte de material nuclear para uso militar.

Participaram do atque ao reator em Osirak oito F-16 cada um utilizando um tanque ventral de 1.136 litros e mais dois de 1.400 litros sob as asas. Estes doram armados com duas bombas MK 84 de 2.000 libras e dois mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder nas pontas das asas para autodefesa. Os F-16 reeberam escolta de seis F-15 armados com mísseis ar-ar. As aeronaves voaram a cerca de 100m do solo e sob quase todo o percurso e em total silêncio eletrônico para diminuir as chances de serem detectados pelos radares iraquianos e Sauditas. Os F-15 deram cobertura a grande altitude. Ao se aproximarem cerca de 6 Km da usina os F-16 subiram em duplas cerca de 2.000m para em seguida mergulharem e lançaremsuas bombas que destruiram o alvo como planejado.