O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) pediu aos comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, do Exército,general Enzo Martins Peri,  e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito,  que as Forças Armadas ajudem a combater os incêndios que tomam conta de milhares de hectares no Pantanal.
“Mostrei aos três comandantes que a situação é extremamente grave”, disse Delcídio. “São quase mil  novos focos de incêndio em um período de apenas 10 dias. É preciso um esforço conjunto para que apropagação das chamas seja contida. Caso contrário os prejuízos para o meio ambiente,  a fauna, a flora, osprodutores rurais e toda a população de Corumbá e Ladário, que já são grandes,  passem a ser irreversíveis”, advertiu.
O senador quer que as Forças Armadas se juntem ao trabalho que já está sendofeito pelo IBAMA, voluntários e o governo do estado.
“O superintendente Amarildo Cruz  já viabilizou junto à direção nacional do IBAMA um helicóptero que deve chegar ao Pantanal ainda neste sábado. Além disso, ele se deslocou para Corumbá, de ondevai comandar pessoalmente as ações desenvolvidas por funcionários do IBAMA,brigadistas treinados pelo Prev-fogo, o Corpo de Bombeiros e dezenas de trabalhadoesdas fazendas atingidas pelas chamas. Estamos pedindo as Forças Armadas maishomens, equipamentos e veículos como aviões e helicópteros especialmenteadaptados para o combate a incêndios florestais. Os comandantes militaresficaram bastante impressionados com o meu relato e prometeram ajuda. Eles têmuma infraestrutura muito boa que pode ser acionada em um momento difícil comoesse”,  afirmou Delcídio.
Além defalar com os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, o senadorenviou ofício ao Ministro da Defesa, Celso Amorim, também solicitando apoiopara o combate aos incêndios no Pantanal.


NOTA - Somos o país com uma das maiores áreas de floresta no mundo e insistimos em usar somente brigadistas e pequenos aviões e helicopteros para apagar os incêndios em nossas florestas. Bem que podíamos ter uns 747 bombeiros como os da foto. Nem vou falar dos outro cinco de carga para a FAB... (By Vinna)