GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

terça-feira, agosto 07, 2012

Detidos três suspeitos de planejar ataque aéreo a centro comercial

By on 7.8.12
A polícia encontrou um vídeo em casa de um dos suspeitos, o cidadão turco Cengiz Yalcin, na cidade espanhola de La Linea de Conception, junto à fronteira com Gibraltar, que mostra o suspeito a pilotar um avião de controlo remoto a longa distância, noticiou a edição online do El Pais, citando fontes antiterrorismo.  
"A certa altura, o avião descia e largava um pacote do ar. No chão, Yalcin celebrava o feito", acrescentaram as fontes. 
A polícia acredita que os suspeitos estavam a preparar-se para usar um avião de controlo remoto para lançar explosivos em Gibraltar durante os Jogos Olímpicos que estão a decorrer em Londres até 12 de agosto, avançou a televisão espanhola TVE e outros meios.
No ministério espanhol do Interior não foi possível obter comentários sobre o sucedido.
As autoridades policiais detiveram Yalcin em sua casa na quinta-feira e os outros dois suspeitos (fotos acima) foram detidos perto de Ciudade Real, quando viajam de autocarro para Irun, uma cidade espanhola junto da fronteira com França.
Na casa de Yalcin, a polícia encontrou, no momento da sua detenção, explosivos em quantidade suficiente para fazer explodir um autocarro, disse na altura o ministro do Interior espanhol, Jorge Fernandez Diaz. 
Na sexta-feira, Yalcin foi detido por ordem de um juiz espanhol por "posse de substâncias explosivas e equipamento para fins terroristas". 
O juiz determinou ainda a detenção dos restantes suspeitos, Eldar Magomedov e Mohamed Ankari Adamov, no domingo por pertencerem a um grupo terrorista e possuírem material para construir bombas. 
Segundo documentos da justiça espanhola, o juiz tomou estas decisões com base em informações fornecidas pelas autoridades dos Estados Unidos, de França, da Rússia e de Gibraltar.
Fonte: Agência Lusa via SIC Notícias (Portugal) - Fotos: Spanish Interior Ministry/AP Photo - Via Noticias Sobre Aviação

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts