GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quarta-feira, agosto 22, 2012

EUA e Israel têm visões diferentes sobre Irã

By on 22.8.12

http://4.bp.blogspot.com/-eGFbRc7BsC0/TxH0xjY-ZXI/AAAAAAAAArQ/ksbyBrKpmGM/s1600/usa_israel_flag_large.jpg

Estados Unidos e Israel têm visões diferentes sobre a ameaça representada pelo programa nuclear do Irã, afirmou neste domingo o chefe do estado-maior conjunto dos Estados Unidos, general Martin Dempsey, ao iniciar uma visita ao Afeganistão.

Segundo o general, Israel vêm com mais urgência a ameaça que representam as ambições nucleares do Irã, que, segundo aquele país, poderiam colocar em risco a existência do Estado hebreu.

Dempsey assinalou que conversa com o colega israelense, Benny Gantz, a cada duas semanas. "Comparamos as informações de inteligência e discutimos as implicações regionais. Reconhecemos que nossos relógios andam em ritmos diferentes", disse o general em seu avião, antes de pousar na base afegã de Bagram. "Eles vivem com uma preocupação existencial que não temos."

Embora, nos últimos dias, a imprensa israelense tenha especulado sobre a eventualidade de um ataque unilateral de Israel às instalações nucleares iranianas, Dempsey disse que o Exército americano não acredita que Tel Aviv esteja pressionando para obter apoio a um possível ataque.

O general reiterou que um eventual ataque de Israel não conseguiria destruir os planos nucleares do Irã, e sim apenas adiá-los.

Teerã insiste em que seu programa nuclear é puramente civil, mas Estados Unidos, Israel e as potências europeias acusam a república islâmica de querer desenvolver a arma atômica.

Fonte: Sonda

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts