GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quarta-feira, agosto 22, 2012

Nasa descobre sensor quebrado no Curiosity

By on 22.8.12
Cientistas da agência espacial americana (Nasa) identificaram uma falha em um sensor de vento de uma das rodas do robô Curiosity, que está em Marte desde o dia 6 para uma missão de pelo menos dois anos.

Para esta quarta-feira (22), está previsto o primeiro passeio do jipe sobre as rochas de bilhões de anos do planeta vermelho. Esse "test-drive" vai avaliar se o problema pode comprometer os trabalhos previstos.

A falha provavelmente ocorreu durante ou após a descida, quando pedras podem ter caído sobre o delicado sensor, exposto placas do circuito e rompido alguns fios, na opinião do cientista Ashwin Vasavada.

Segundo a Nasa, um segundo sensor está funcionando perfeitamente, mas talvez isso dificulte a indicação da velocidade do vento e a direção do veículo, fatores necessários para saber quando ele pode se mover.
De acordo com o gerente do projeto, Mike Watkins, nesta quarta o robô vai andar por três metros, virar à direita e estacionar um pouco à esquerda do lugar original.

Esta semana, quatro das seis rodas do Curiosity foram giradas durante testes coordenados pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia. Além desses testes, os engenheiros continuam revisando os instrumentos (que incluem furadeira, colher, espectrômetro e câmera) e o braço robótico de 2,1 metros do jipe, que vai recolher amostras do solo para buscar indícios favoráveis à vida.

O objetivo é que, em breve, o Curiosity possa caminhar por dezenas de metros sobre a Cratera Gale, onde pousou, ao sul do equador marciano.

Fonte: G1

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts