A Saab informou que o governo sueco chegou a um acordo com a Suíça para a aquisição da próxima geração de caças JAS39 Gripen. além disso, a Saab sugere que a Suécia vai adquirir entre 40 e 60 novos caças Gripen NG.


Através do acordo, a Suécia vai incluir no orçamento de 2013 a proposta para que o governo sueco aumente em US$ 45 milhões o orçamento das Forças Armadas em 2013 e 2014 e US$ 30 milhões anualmente. No total, ele proporcionará um aumento no orçamento das Forças Armadas em mais de 300 milhões ao longo de dez anos. Juntamente com os fundos já atribuídos, está prevista a aquisição de 40-60 caças Gripen NG (next generation) para a Suécia.
O anúncio foi feito pelo governo sueco no seu site. A parceria com a Suíça significa que a Suécia compartilhará os requisitos de alto desempenho com um custo razoável buscando sempre oportunidades para sinergias. Juntos, os dois países poderão adquirir e operar um sistema avançado de aeronave de combate com um custo menor do que teria de pagar a Suécia, caso o caça fosse comprado sozinho. O acordo inclui, por exemplo, o treinamento de pilotos e técnicos, custos de manutenção e upgrades futuros.
http://4.bp.blogspot.com/-ybCXJXJukDw/TtadCJTb_YI/AAAAAAAAGO4/gyFlzao9OBA/s400/swiss%252BGripen.jpgO desenvolvimento do sistema Gripen foi iniciado por uma decisão do Parlamento Sueco em 1982 para fabricar o JAS39 Gripen A/B, que posteriormente foi modernizado. Atualmente a frota sueca consiste principalmente de cerca de 100 caças JAS39 Gripen C/D. O sistema também inclui armamentos, sistemas básicos, sistemas de gestão e de recursos para a formação e manutenção. De acordo com as Forças Armadas, o sistema é relevante – puramente operacional e atende às exigências – até 2020-2030.
As Forças Armadas Suecas têm relatado que a próxima geração do Gripen JAS39 é um sistema que, pelo menos até 2040, melhor atende às necessidades das Forças Armadas do país. O sistema Gripen NG deverá estar operacional na Suécia em 2023, e por um período de 20 anos.
O anúncio pelo governo sueco é uma prévia da proposta de orçamento apresentada em 20 de Setembro. Ainda este ano, a proposta será negociada no parlamento sueco.
A Saab apresentou ao governo uma proposta para compra do caça Gripen NG. Ainda não há um acordo assinado, mas a Saab espera que as discussões levem para um acordo e um pedido para os caças Gripen.
A indústria de defesa sueca, incluindo empresas terceirizadas, emprega atualmente mais de 100 mil pessoas na Suécia. A produção do Gripen é feita em mais de 70 locais na Suécia, incluindo Linköping, Karlskrona, Karlskoga e Örnsköldsvik.

Fonte: CAVOK