https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyyKzcaJQquaXJD3tN2AiUreioQZV4BKNcXTwl4fbOVyNeOdRjj-D_n-1Yj2KwhK8aCJpvk-aQOVr1Lj1rQ_K4BOCdqPCddx0Zj6JDWZ9c7z9JOCeCHHo1X-6YQGg9tmo18Gg66Fa2YgRo/s1600/Navio-no-estreito-de-Ormuz-727653.jpgGrupos de navios dos Estados Unidos e de outros 25 países realizarão manobras navais de grande envergadura de luta antiminas a partir de hoje até o dia 27 em áreas do Oriente Médio.

  A dinâmica principal deste Exercício Internacional Antiminas 2012, (Imcmex, por suas siglas em inglês) está baseada na hipotética ameaça de uma organização extremista de minar as vias internacionais do mar Vermelho, os golfos de Adem, Omã e Pérsico.

Segundo a página de Internet do Comando Central das Forças Armadas estadunidenses, do Imcmex participarão dezenas de unidades navais de diferentes tipos, em especial varredores de minas, e a operação tem como finalidade proclamar a decisão de Washington e seus aliados de manter aberto o estreito de Ormuz.

Em julho passado, o Pentágono mobilizou quatro varre-minas adicionais para o golfo Pérsico, junto com o navio anfibio USS Ponce, preparado para agir como uma base temporária para a localização de forças de operações especiais, helicópteros e unidades navais menores para patrulha.

O porta-aviões USS John C. Stennis foi enviado para a região, três meses antes do previsto e se une a outros dois navios similares que permanecem habitualmente na área.

O comando da Quinta Frota dos Estados Unidos, com sede em Baharein, enfatizou que este exercício, o maior de seu tipo realizado na zona, não está dirigido contra nenhum país especificamente.

Assegura que também não é em resposta às advertências do Irã de fechar o estreito de Ormuz, por onde passa uma quinta parte do petróleo consumido em todo mundo, em caso de uma agressão dos Estados Unidos.

O governo de Teerã denunciou que esta é uma provocação de Washington, que se soma às pressões políticas e diplomáticas contra o país.

Estados Unidos e seus aliados acusam o Irã de desenvolver um programa nuclear com fins militares, mas as autoridades da nação persa reiteram que tem intenções pacíficas.