GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

segunda-feira, setembro 10, 2012

Tu-104, primeiro avião civil com motor a jato do mundo

By on 10.9.12
 Profissionais e adeptos da aviação assinalam hoje uma data notável. Há 55 aos, em 4 de setembro de 1957, o Tupolev-104, avião soviético de passageiros com propulsão a jato executou o primeiro voo a uma distância superlonga pelo trajeto Moscou - Nova York - Moscou.
Na altura, a aeronave, desenvolvida no gabinete de projeção de Andrei Tupolev, estabeleceu recordes mundiais de velocidade e de capacidade de carga. A distância de cerca de 18 mil quilômetros foi percorrida em 24 horas e 36 minutos. No fundo, o Tu-104 foi o primeiro avião de passageiros a jacto no mundo, que passou a executar voos regulares. Na exposição aérea de 1958, o avião foi vencedor da medalha de ouro, diz Oleg Smirnov, piloto emérito da União Soviética:
“Este acontecimento decorreu há muito, há mais de 50 anos, mas já naquela altura fomos uma grande potência de aviação. Propriamente dito, a construção de aviões é um ramo econômico inovador. Este setor da União Soviética foi um dos melhores no mundo”.
Em 25 anos do serviço na Aeroflot e em algumas companhias estrangeiras, o Tu-104 ganhou fama como avião seguro. Sob a direção de Andrei Tupolev foram desenvolvidos mais de cem tipos de aviões civis e militares, que conseguiram estabalecer 78 recordes mundiais.
Em outubro deste ano, a indústria de aviação Tupolev, uma dos mais antigas no mundo, completará 90 amos. A empresa desenvolve hoje novos modelos de aviões de carga e de passageiros, inclusive sistemas e aviões militares de longo alcance. Também tem acumulada uma rica experiência no desenvolvimento de aparelhos aéreos pesados não tripulados, destinados para a aviação estratégica.
 
 

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts