José Ribamar de Freitas está perto de finalizar um avião de madeira. Ele conta com ajuda de amigos e da família parar criar as máquinas. Inspirado no 'pai da aviação', o caminhoneiro José Ribamar de Freitas, do município de Limoeiro do Norte, a 200 km de Fortaleza, criou e pilotou um avião construído com as suas próprias mãos.

Com a invenção, José Ribamar de Freitas ficou conhecido como o "Ribamar do Avião" em no interior do Ceará. Ele conta que um dia chegou em casa e disse para a esposa, Adalgiza Assis, que precisava de dinheiro para fazer o primeiro avião.

"Foi em dezembro de 1998. Ele estava viajando com o irmão dele e no dia que chegou de viagem, inclusive era o dia que um dos nossos filhos ia nascer, falou para mim que tinha um projeto. O irmão dele até brincou. Falou para o Ribamar não falar para não prejudicar o nascimento do filho. Só depois que cheguei do hospital fui saber que tratava-se de um avião", diz a esposa.

Depois da ajuda de amigos, o primeiro avião saiu do papel. José Ribamar colocou o próprio irmão para servir de "cobaia" no primeiro teste. "Eu estava ansioso para voar e pedi para ele para testar. Quando eu dei uma decolada, o avião subiu um pouquinho e de repente desceu e acabou quebrando. Depois disso ele jamais permitiu testá-lo de novo.", disse o irmão Francisco Alves.

Mesmo com as limitações técnicas, seus aviões fazem muito sucesso. José Ribamar diz que é consciente de que é preciso váriostestes para aprovar uma aeronave. “No início, quando nós tínhamos muito pouca experiência, muita gente falava que a ideia não ia dar certo. E realmente concordo que a aviação é um negócio sério e inspira cuidados. No entanto, temos muito cuidado. Nós testamos primeiramente ele no solo, velocidade tudo. Quando estamos dominando o avião é que começamos a tirá-lo do solo", afirmou José Ribamar.

O quinto avião está em fase de montagem e vai ser todo de madeira. No momento, José Ribamar já possui outro sonho: fundar uma banda de forró. E de cara ganhou o apoio de amigos e dos filhos.


Fonte: G1 CE - Foto: Reprodução da TV  - Noticias Sobre Aviação