Após 69 anos, restos mortais de aviadores britânicos foram encontrados em destroços.


Um grupo de voluntários e historiadores alemães achou os restos mortais de um grupo de aviadores desaparecido há 69 anos, durante o período da Segunda Guerra Mundial.
Os corpos estavam em destroços de um bombardeiro Lancaster, que caiu nos subúrbios de Frankfurt após ser abatido, segundo matéria do jornal “Telegraph” .
Muitos moradores não entenderam a razão pela qual o grupo de alemães insistiu em achar os estrangeiros que haviam bombardeado o território alemão.
No entanto, o líder da missão, Uwe Benkel, disse que sentia o dever de encontrar os militares e trazer conforto a familiares que nunca souberam como seus entes queridos morreram.


- Muitas pessoas não entenderam o que nós estávamos fazendo e disseram coisas como ‘por que eles estão à procura de pessoas que bombardearam nossas cidades e mataram nossas pessoas?’. No nosso ponto de vista, isso é passado e história. Aconteceu há 70 anos. Nós estamos em outra geração. Nós estamos fazendo buscas de homens que desapareceram que ainda se encontram no solo - defendeu Benkel, de 51 anos, em entrevista ao “Telegraph”.



O piloto Alex Bone e o engenheiro de voo Norman Foster

O atirador Ronald Cope e o navegador Cyril Yelland

 O atirador Bruce Watt  e o operador Raymond White

Os historiadores alemães passaram horas cavando em um local apontado por uma testemunha. A tripulação da aeronave é identificada como o piloto Alex Bone, o engenheiro de voo Norman Foster, o navegador Cyril Yelland, o operador Raymond White, o armador de bombas Raymond Rooney e os atiradores Ronald Cope e Bruce Watt. 


Eles morreram em abril de 1943, quando voltavam para uma base na Inglaterra, depois de terem participado de um ataque a uma fábrica de armamentos Skoda em Pilsen, na Checoslováquia.


Peter Menges, de 83 anos, foi a testemunha que guiou os historiadores britânicos e disse que viu o Lancaster ED427 cair no vilarejo de Laumersheim, próximo a Frankfurt. Dos 327 aviões britânicos que participaram do ataque à fábrica da Skoda, 36 foram abatidos. 


Na época, os alemães chegaram a fazer buscas e encontraram e enterraram dois corpos dos sete membros da tripulação do Lancaster: os atiradores Cope e Watt. Os outros foram registrados como desaparecidos.


Depois da guerra, a Força Aérea britânica tentou encontrar os destroços do avião, mas não obteve sucesso. Foi dito então que a aeronave havia caído no mar e o nome dos desaparecidos foi colocado em um memorial a 20 mil mortos da guerra que não foram enterrados. 


Benkel, que trabalha como funcionário do seguro de saúde alemão, começou a pesquisar por aviões desaparecidos há 25 anos e agora lidera um grupo de voluntários que já examinou mais de 400 aeronaves e recuperou 38 corpos de militares.


Para encontrar o Lancaster britânico, o time de Benkel teve que cavar mais de 5 metros de profundidade em uma área de 100 metros quadrados. 


Além dos restos mortais, eles recuperaram a cabine de fuselagem, o trem de aterragem, um pneu, um paraquedas queimado, ferramentas e munições. Hazel Snedker, que tinha três anos quanto o pai Norman Foster morreu no acidente, disse que a família ficará muito grata com a descoberta.


- É um grande alívio saber o que aconteceu com ele e aonde ele está. Pelo menos agora ele terá uma sepultura com uma placa em sua memória. Meu pai tinha duas irmãs que ainda estão vivas. Sei que a minha tia Joan está muito grata. Ela queria saber o que aconteceu com seu irmão.