A Embraer informou, nesta segunda-feira, que entregou à Força Aérea da Mauritânia os primeiros aviões do modelo A-29 Súper Tucano adquiridos pelo governo do país africanos. 
 A entrega foi feita na sexta-feira, na fábrica que a Embraer possui na cidade de Gavião Peixoto, no estado de São Paulo, informou a empresa em comunicado, sem precisar o número de aeronaves recebidas pela Força Aérea da Mauritânia e nem o total de aeronaves encomendadas. Um porta-voz da Embraer disse à Agência Efe que devido a uma "cláusula de confidencialidade no contrato" pedida pelo cliente, a empresa não pode divulgar números sobre a encomenda. 
Os Súper Tucanos são aviões de ataque ligeiro e serão usados em missões de vigilância das fronteiras, acrescentou a companhia fabricante. "Os Súper Tucanos têm experiência comprovada em combate, são versáteis, extremamente eficientes e têm baixo custo de operação", manifestou o presidente da Embraer, Luiz Carlos Aguiar. Com a entrega à Mauritânia, "ampliamos nossas relações com o continente africano, onde esta aeronave despertou grande interesse", acrescentou Aguiar, citado no comunicado. 
Segundo a Embraer, os A-29 Súper Tucano foram encomendados por dez clientes no mundo todo e as forças aéreas de sete países da América Latina, Ásia e África operam mais de 160 unidades desse modelo de avião. Os Súper Tucano podem receber mais de 130 configurações de armamento, incluindo lançadores de foguetes de 70mm, mísseis e bombas guiadas a laser. Estas aeronaves foram desenhadas para executar missões de ataque, vigilância e interceptação aérea.

Fonte: R7