https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcaiYDVRmiuKudV8nnhhUDAzrxRTQl89Jn8qWf0YS06eY8DhZTKSgznbhLd8rw5rJ2ewhsJllU3EWD2ZnL1BKy6DF-zcYPOVk9emno2fzIi4ngiGKqvrPyiJV_CFL0nj6Dd-G3O-Kn6mIN/s400/AS-365K2+Pantera+-+EB+Modernizado1.jpgO Exército receberá, em dezembro, o primeiro helicóptero Pantera K2, modernizado, dos 34 encomendados ao fabricante Helibras, informou nesta quarta-feira a empresa subsidiária do grupo Eurocopter no Brasil.

O moderno equipamento já está em fase de testes de voo e deve ser entregue ainda este ano, segundo o comunicado da Helibras, única fabricante de helicópteros no país.

O contrato entre Helibras e o Exército, assinado em 2009 por um valor original de R$ 375 milhões, prevê a modernização de 34 helicópteros, que atualmente estão em operação e ganharão mais tempo de vida útil.

Os helicópteros Pantera serão dotados com "o que existe de mais avançado e ganhará uma vida útil adicional de 25 anos", segundo o comunicado. A Helibras se comprometeu a dotar os equipamentos com um novo motor Arriel 2C2CG, 40% mais potente que o original, um novo capô para o motor, um novo cabeamento, um piloto automático de quatro eixos, entradas de ar e radiadores maiores, revestimento térmico mais resistente nas caudas e nos estabilizadores e uma caixa moderna de transmissão. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTQleMQrjq6gtjs7tNI-ROFGdeTVuSBxVUK4Kk5tJeCHu-b702rUN0fE4oTYKXVspCO1THL5OqDN8Khu9ivr4MSZLqXofZ_S1jglmeV-TGvKGUsMHBnqWPS7W_fu9fg1Vg8mieKsPlvSsC/s640/AS-365K2+Pantera+-+EB+Modernizado.jpgAlém disso, os helicópteros contarão com uma tela VEMD já preparada para a utilização de equipamentos de visão noturna no lugar do antigo painel, novos radares meteorológicos e altímetros, modernos rádios de comunicação, avançados sistemas de detecção de fogo a bordo e um novo rotor de causa que eleva o desempenho e a segurança. O processo de modernização dos 34 aparatos se prolongará até 2021 e demandará cerca de 275 mil horas de trabalho da Helibras, segundo a fabricante.

A fabricante brasileira considera que a entrega do primeiro Pantera K2, em dezembro, marcará um novo modelo de negócios para a empresa: a modernização de aeronaves militares. "O retrofit (modernização) de aeronaves militares vem sendo adotado em frotas que envolvem bens de alta tecnologia e elevador valor de aquisição, como é o caso dos helicópteros, os aviões e os navios militares", segundo a companhia.

A Helibras, cuja fábrica fica na cidade de Itajubá, tem capacidade para produzir 36 helicópteros por ano, inaugurou neste mês uma nova linha de produção na qual fabricará os 50 helicópteros militares EC725 comprados pelas Forças Armadas do Brasil, em 2008, pelo valor de 1,9 bilhões euros. 

Fonte: R7