Oito aeronaves Gripen estão incluídas na oferta apresentada hoje para o governo croata pela Agência de Exportação de Segurança e Defesa da Suécia (FXM). Através da FXM, o Governo sueco apresentou uma proposta que incluiu a venda de oito aeronaves Gripen C/D. A oferta também inclui um pacote de apoio e de treinamento para pilotos e técnicos, e uma solução de financiamento.

“Temos o prazer de apresentar esta oferta, que foi preparada em estreita colaboração com a Croácia. O sistema tem excelentes capacidades para proteger o espaço aéreo de um país e de participar de missões internacionais. Ela cumpre as exigências da OTAN para a interoperabilidade. O Gripen é um dos caças mais inovadores do mundo, sendo eficiente e robusto ao mesmo tempo com os custos do ciclo de vida baixos”, disse Peter Göthe, Director-Geral Adjunto da FXM.

“Com a finalidade de garantir que a Força Aérea Croata continue operando sem interrupção quando seus atuais MiG-21 forem retirados de operação, a Suécia oferece uma solução onde as aeronaves Gripen C/D pode estar operacionais tão cedo como dentro de um ano após o contrato ser assinado”, disse Jerry Lindbergh, Diretor do Programa para a Croácia na FXM. A indústria sueca também está oferecendo uma cooperação industrial através da Saab, em conexão com a compra.

O Gripen está operacional na República Checa, Hungria, África do Sul e Tailândia, além da Suécia. Todos os operadores do Gripen colaboram em questões como a troca de experiência operacional e continuam o desenvolvimento num fórum de cooperação, o Grupo de Usuários do Gripen. Em novembro do ano passado, a Suíça afirmou que o Gripen vai ser parte de sua futura defesa aérea.

Fonte: FMV (Försvarets Materielverk) – Via: Cavok