A Guarda Revolucionária, corpo de elite das Forças de Segurança do Irã, afirmou nesta terça-feira que projetou um dispositivo antiaéreo capaz de neutralizar a eficiência dos helicópteros norte-americanos tipo Apache.
A informação foi do comandante da Organização Auto-suficiente para a Jihad da Guarda Revolucionária, o coronel Nasser Arab Beigi, revelou à agência Fars.
"Os inimigos imaginam que da mesma forma que os Apaches foram utilizados no Iraque e Afeganistão, podem ser utilizados em uma agressão ao Irã", explicou o comandante.
"Poderemos, certamente, acabar com o poder desses Apaches com nossos próprios meios", acrescentou Arab Beigi, sem especificar quais são esses meios.
A tensão militar cresceu na região no domingo passado, quando o jornal The New York Times noticiou que o Pentágono tinha acelerado o envio de escudo antimíssil ao Pérsico.
Segundo o jornal, o projeto pretende instalar baterias antiaéreas do tipo "Patriot" em pelo menos quatro países próximos da República Islâmica: Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar e Barein.
O Irã está submetido a um embargo militar desde a década de 80, embora foi capaz de desenvolver um programa bélico próprio com ajuda de alguns países, o que inclui mísseis de médio alcance e baterias antiaéreas. 

Fonte: Terra