Uma parte importante da história da Segunda Guerra Mundial pode estar no fundo de um rio em Labrador. 

Pesquisadores acreditam ter encontrado um submarino alemão enterrado na areia no fundo do rio Churchill. A descoberta ainda tem de ser autenticada.
 
Há dois anos, os pesquisadores vasculharam o fundo do rio Churchill com uma varredura de sonar. Eles estavam à procura de três homens que se perderam em Muskrat Falls. Quando examinaram as imagens da busca, eles fizeram uma descoberta inesperada.

 
"Estávamos procurando por algo completamente diferente, não um submarino U-boat. Quer dizer, ninguém jamais iria acreditar que era possível", disse o mergulhador Brian Corbin à CBC News. "Foi uma grande sensação quando o encontramos."
 
À primeira vista, pode ser difícil detectar o submarino na imagem do sonar no leito do rio, mas quando você a coloca ao lado de um desenho do barco, algumas das características tornam-se muito mais claras.

 
O comprimento é de cerca de 30 metros, ou "exatamente o que o sonar mostra", disse Corbin. "Então, temos certeza do que é, e temos consultado arquivoss e naufrágios, e eu acho que eles estão confirmando que possivelmente é um U-boat."

Não está claro como o U-boat pode ter chegado tão longe, mais de 100 quilômetros do oceano. A área, porém, foi estrategicamente importante durante a Segunda Guerra Mundial.  
Uma base da força aérea, que os militares dos EUA amplamente utilizaram durante a guerra, foi construída no início dos anos 1940, e opera ainda como 5 Wing Goose Bay. 
Outros incidentes  
 
 Também houve outros incidentes registrados com U-boats em atividade nas águas da Terra Nova e Labrador.
 
Em 1942, um torpedo alemão afundou o ferry Caribou SS entre North Sydney, NS, e Port aux Basques, NL, matando 136 pessoas.
 
Segundo o site herança da Terra Nova e Labrador, o submarino U-587 disparou três torpedos em St. John's no início daquele ano. Dois deles atingiram as falésias abaixo da Torre Cabot.
 
U-boats afundaram quatro transportadoras de minério próximas da ilha Bell no final de 1942, matando mais de 60 pessoas.
 
Quando a guerra terminou, em 1945, o U-190 se rendeu às forças canadenses e navegou até Bay Bulls, ao sul de St. John.
 
Uma parte daquele Submarino ficou na Terra Nova. Seu periscópio está até hoje no Clube dos Oficiais Ninho do Corvo no centro da cidade St. John.

Tradução: Carlos de Castro



Fonte: CBC - Arquivos do insólito