'Troianos de Júpiter' fazem a mesma órbita do maior planeta do sistema. Dados de satélite mostram que são avermelhados e parecidos entre si.

Dados de satélite da Nasa revelaram novas informações sobre a coloração dos chamados “troianos de Júpiter”, asteroides que circulam ao redor do Sol na mesma órbita de Júpiter e cuja origem é desconhecida.
 
Segundo informou a agência espacial americana na segunda-feira (15), é a primeira vez que se obtêm dados mais específicos sobre as cores dessas rochas, que têm predominantemente uma superfície escura avermelhada e opaca.
 
Troianos de Júpiter em ilustração da Nasa (Foto: Nasa/Divulgação)
 
Os troianos de Júpiter se dividem em dois grupos – um antecede Júpiter e outro “segue” o planeta em sua órbita. Os dados do satélite apontam que o grupo que viaja “na frente” é mais numeroso.
 
A origem desses asteroides seguem sendo um mistério, mas as novas observações, feitas com o satélite WISE, permitem tirar novas conclusões – por exemplo, que os troianos não têm semelhança com os objetos do Cinturão de Asteroides. Também ficou claro que os dois grupos de troianos são semelhantes entre si, segundo a Nasa.