A Força Aérea de Israel abateu neste sábado um avião não tripulado que invadiu o espaço aéreo do país vindo do Mar Mediterrâneo, informou um porta-voz do Exército israelense. 

Soldados estão vasculhando a área onde a aeronave foi derrubada, no norte da região de Negev, para localizá-la e identificá-la, disse o porta-voz. Segundo uma rádio militar, o avião não carregava explosivos. 
IDF troops attempting to locate and recover downed drone, Southern Hebron Hills, October 6. Photo by Eliyahu Hershkovitz

A aeronave sobrevoou a Faixa de Gaza, mas não partiu do território palestino. Israel deu início a uma investigação para tentar descobrir de onde veio o avião, de acordo com o porta-voz. 

Fonte: Estadão 

 
A força aérea de Israel abateu um avião não-tripulado após a aeronave cruzar a fronteira no sul de Israel neste sábado (6), disseram os militares, mas não ficou qual era a origem do aparelho.
O avião foi detectado pela primeira vez sobre o Mar Mediterrâneo na área da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, a oeste de Israel, disse a porta-voz militar Avital Leibovich.
A aeronave foi mantida sob vigilância e seguida por jatos da Força Aérea Israelense, antes de ser abatida sobre uma floresta em uma área despovoada perto da fronteira com territórios ocupados da Cisjordânia.
Leibovich disse que o avião foi abatido às 4h (horário de Brasília), depois que se dirigiu cerca de 55 quilômetros para leste, na parte sul do deserto do Negev.
O ministro da Defesa, Ehud Barak, elogiou a interceptação, a qual caracterizou como "incisiva e eficaz".
"Nós vemos com bastante severidade a tentativa de comprometer o espaço aéreo israelense e iremos considerar a nossa resposta no devido tempo", disse Barak em um comunicado.
Soldados, com ajuda de helicópteros, inspecionavam a área em busca dos destroços do avião que, segundo fontes de segurança, provavelmente não veio da Faixa de Gaza.
A rádio do Exército israelense disse que o aparelho não carregava explosivos.
Em pelo menos uma ocasião, o Hezbollah, grupo do Líbano apoiado pelo Irã, lançou um avião deste tipo em direção a Israel. Em 2010, uma aeronave israelense abateu um balão aparentemente não tripulado no Negev, numa área próxima ao reator nuclear israelense Dioma.

Fonte: G1