GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quinta-feira, novembro 22, 2012

Argentina recorre à Justiça após retenção de fragata em Gana

By on 22.11.12
O governo da Argentina recorreu nesta quarta-feira ao Tribunal Marítimo, com sede em Hamburgo (Alemanha), para exigir que Gana libere a fragata Libertad, retida nesse país africano desde o dia 2 de outubro por um embargo judicial.

 Em entrevista coletiva, o chanceler argentino, Héctor Timerman, destacou ainda que pediu a Gana que indenize à Argentina pelos danos ocasionados.

Ontem venceu o prazo para que o governo do país africano suspendesse o embargo sobre a embarcação ditado pela Justiça ganesa por conta de uma demanda por falta de pagamentos da dívida soberana argentina.

"Tendo vencido esse prazo no dia de ontem sem que o embargo tenha sido suspenso, o governo argentino ficou habilitado para realizar a apresentação que acaba de acontecer perante o Tribunal de Hamburgo", declarou Timerman.

A Justiça ganesa aceitou uma demanda de embargo interposta pelo fundo NML, que reivindica da Argentina uma dívida de US$ 284 milhões por bônus soberanos que entraram em moratória durante a crise econômica de 2001.

O governo argentino sustenta, no entanto, que as autoridades ganesas descumprem a Convenção de Viena ao não garantir a imunidade de uma embarcação da Marinha, como é a fragata Libertad, e se nega a pagar os US$ 20 milhões que o NML pede de fiança.

Fonte: Exame

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts