A mais nova 'joia' da insdustria aeronautica chinesa realizou nesta manhã o seu primeiro voo. Trata-se do transporte estratégico chinês, o Xian Y-20, que logrou decolar para seu derradeiro voo de aproximadamente uma hora do Centro de Testes de Voo de Yanliang, provincia de Xi'an. O voo ocorreu sem maiores problemas e antes do voo foram realizadas diversas corridas para decolagem, transparecendo que o voo da aeronave de transporte militar seria para breve.

Nestas fotos vemos o Airlifter Chinês ainda com a pintura de proteção amarela e marcações de teste e a proeminente bandeira chinesa na cauda. As informações dão conta que o transporte faz uso de motores turbofans D-30 russos em configuração similar ao Il-76 russo.

Nos anos de 2009 e 2011, a China assinou contratos de compra à Rússia de 239 motores D-30KP2. Esses motores foram objeto de profundo estudo pelos chineses. Que os replicaram e deram a denominação WS-20. Hoje estes motores são largamente utilizados pelos Il-76 da força aérea chinesa e também estão sendo instalados nos novos bombardeiros chineses H-6K (ao lado). Segundo o BOM site do CAVOK, o segundo protótipo já visto na linha de produção e deverá vai possuir motores chineses WS-20. 

A China demonstra que encontra-se cada vez mais proxima da Russia  quando o assunto é tecnologia de defesa na área de motores. Entretanto, cabe observar que o Y-20 é, na sua essência, um projeto conjunto sino-ucraniano cujos trabalhos se iniciaram ainda em 2007. As soluções aplicadas são uma combinação dos projetos do An-77 e An-170, da autoria da Antonov, assim como do Il-76 muito bem estudado pelos chineses.

É fato conhecido que a Corporação Aeronáutica de Xian iniciou, por sua própria iniciativa, o desenvolvimento (empregando engenharia reversa) a pesquisa de um avião de transporte pesado semelhante pelas suas dimensões e características ao Il-76 russo ainda no início dos anos de 1990. Entretanto esta iniciativa foi descontinuada em face a associação com os Ucranianos. 

By Vinna.