A Coreia do Sul retirou do Mar Amarelo nesta sexta-feira um objeto que pode ser o motor do foguete de longo alcance lançado pela Coreia do Norte no início deste mês e se dispõe a examiná-lo, informou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa de Seul.
As Forças Armadas recuperaram o suposto motor a cerca de 160 quilômetros da cidade portuária ocidental de Gunsan. Segundo a fonte, o suposto motor encontra-se muito danificado devido ao choque contra o mar após ter se desprendido do veículo espacial.
Se for confirmado que o objeto encontrado no Mar Amarelo corresponde aos restos do propulsor norte-coreano, o motor, que já está sendo preparado para analises, poderá apresentar detalhes sobre as tecnologias de foguetes do regime de Kim Jong-un.
De acordo com o porta-voz ministerial, o achado pertence à primeira fase do foguete norte-coreano, que caiu no Mar Amarelo, enquanto a segunda teria caído a cerca de 2 mil quilômetros mais ao sul, em águas próximas às Filipinas.
A Coreia do Sul, que desde o lançamento do foguete norte-coreano realiza trabalhos de busca de seus restos, já achou e recuperou mais quatro peças, entre elas o depósito de combustível do projétil.
No último dia 12, a Coreia do Norte realizou com sucesso o lançamento de um foguete de longo alcance, que conseguiu pôr em órbita um satélite sobre a Terra entre 500 e 600 quilômetros de altura.
Embora o regime mantenha que seus fins são pacíficos, esse lançamento gerou duras críticas por parte da Coreia do Sul e da comunidade internacional, que consideram a ação como parte de um teste encoberto de mísseis de longo alcance, medida que violaria as resoluções anteriores do Conselho de Segurança da ONU contra Pyongyang.
O organismo internacional condenou o lançamento e anunciou que poderá se reunir em futuras datas para tomar novas medidas a respeito, como um novo endurecimento das sanções a Coreia do Norte.

Fonte: EFE- Yahoo