O líder rebelde mulá Nazir, aliado dos talibãs afegãos, morreu nesta quinta-feira no noroeste do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão, em um dos ataques de aviões não tripulados americanos que mataram pelo menos 10 pessoas nas últimas horas.

Dois mísseis atingiram um veículo no qual viajavam insurgentes em Sar Kanda, sul do Waziristão, distrito tribal considerado um reduto do movimento jihadista na região norte do Paquistão.

"O mulá Nazir e outros cinco combatentes morreram. Dois comandantes locais, Atta Ullah e Rafey Khan, também estão entre as vítimas", disse à AFP uma fonte dos serviços de segurança.

Um avião não tripulado americano também matou nesta quinta-feira quatro insurgentes no distrito tribal vizinho do Waziristão do Norte, o que eleva a 10 o número de mortos nas últimas 24 horas.

O mulá Nazir, considerado o chefe de guerra mais importante do Waziristão do Sul, já havia sido alvos de ataques.

No fim de novembro ele sobreviveu a um atentado suicida em Wana, principal cidade do Waziristão do Sul.

Com idade por volta de 30 anos, Nazir era um poderoso aliado do comandante talibã Hafiz Gul Bahadur, estabelecido no distrito vizinho do Waziristão do Norte. Os dois homens transformaram o Waziristão em base de retaguarda para ataques contra as forças internacionais no vizinho Afeganistão.