GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quarta-feira, janeiro 16, 2013

Espanha estuda enviar avião de transporte ao Mali

By on 16.1.13

http://3.bp.blogspot.com/_7xmU7SHisJg/SyKzRJgyuGI/AAAAAAAAAl8/ReE8WhwCs1w/s320/A400M_first_flight.jpg O Governo espanhol estuda enviar um "avião de transporte de caráter estratégico" a Mali para apoiar a intervenção militar liderada pela França contra os jihadistas que controlam o norte do país. O ministro espanhol de Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo, disse nesta quarta-feira que o Executivo analisa a opção.
O ministro também lembrou que o governo da Espanha autorizou que aviões aliados sobrevoem o espaço aéreo espanhol, embora as aeronaves que transportem "material quente" só poderão sobrevoar as águas de soberania espanhola.
A Espanha se comprometeu, além disso, a ampliar a missão de treinamento que está em andamento no Níger com "40 ou 50 homens" que realizarão no Mali trabalhos de formação das tropas malinesas, acrescentou.
O responsável da diplomacia espanhola participará, em Bruxelas, da reunião de ministros da União Europeia, na quinta-feira, quando analisarão a operação militar no Mali. Segundo o ministro, "qualquer outra decisão" da Espanha em apoio à operação militar que começou há seis dias será analisada depois que a França explicar com detalhes "o alcance, o conteúdo e as necessidades" da operação.
A Espanha manifestou desde o primeiro momento seu apoio à intervenção francesa porque há uma "plataforma terrorista" no Mali que afeta os interesses nacionais da França, da Espanha e de toda a União Europeia, disse García-Margallo.

Fonte: Terra

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts