Cientistas da University College, localizada em Londres, na Grã-Bretanha, descobriram um gene relacionado com a capacidade de liderança dos seres humanos.
Identificado como "rs4950", o gene seria o responsável por determinar parcialmente se alguém será um bom líder ou não, segundo o estudo.
A pesquisa foi publicada nesta semana na revista "Leadership Quarterly". Para encontrar o gene, foram analisadas amostras de DNA de cerca de 4 mil pessoas. Posteriormente as amostras foram comparadas com informações sobre o trabalho e as relações sociais dos indivíduos.
Os resultados demonstraram que um quarto dos traços comportamentais típicos de liderança pode ser explicado pela genética.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsBVT4Wp2RLBkQUIhZ9wOJAdnqt5ibkTB6kkbee8sJRFd2Q6uCUmi-v-jsXj7KEXK2_l5nk4nYOeFKtGmT7fpQXKtsY_qT8L0LP1j66kScE-RERzDuCouLZrQHLmT8P47l9GQjcn1UPBA/s1600/obama-wikileaks.jpg "A ideia convencional de que a liderança é uma habilidade que se aprende continua sendo em grande parte verdade, mas demonstramos que também influem as características genéticas", afirmou o cientista Jan-Emmanuel De Neve, que liderou o estudo.
Os pesquisadores apontam como exemplo atual de liderança o presidente dos EUA, Barack Obama. Ainda não se sabe como ocorre a interação do gene "rs4950" com fatores externos, como o ambiente no qual uma criança cresce.
"Apesar de a liderança ser um talento que precisa ser desenvolvido, a genética pode jogar um papel relevante em prever que pessoa terá mais possibilidades de ser um líder", disse o pesquisador De Neve.

Fonte: G1