Para realizar a tarefa, o Google contratou em dezembro Ray Kurzweil, inventor, escritor e futurista, famoso por acreditar que haverá em breve uma integração entre homem e máquina. Kurzweil tornou-se no mês passado um dos diretores de engenharia da companhia, a convite de Larry Page.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8RHQ7t0i4gD2i9M3R5r2JL9UNzCJiA7VAKEVAY4lei0iIuELzmOc-aczNocjED7iKWbmCCDyNGr24qREZyw7Ffq08quOmnAnHW9EvAidNo4uZL4FkDw3_x6i-eeaUNfhPXQUelUMdPHw/s1600/hal-9000.jpgO Google quer ser um buscador-amigo Além de fornecer respostas antes mesmo de alguém fazer uma pergunta, o Google quer que as buscas sejam literalmente mais amigáveis.
A ideia da empresa é criar um amigo cibernético que conheça muito bem os interesses e gostos de cada usuário e possa ajudá-lo a encontrar o que procura. Seria como poder conversar com uma espécie de HAL 9000, o famoso computador inteligente do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick.

A ideia inicial de Kurzweil era criar uma startup para conseguir desenvolver um computador inteligente, capaz de interagir com os seres humanos de forma natural. Agora, todo o trabalho será feito no Google. Surgiram rumores de que o futurista teria conseguido recursos ilimitados para a tarefa.

Em entrevista ao blog TechCrunch, o pesquisador disse que teria apenas uma quantia suficiente para desenvolver um importante projeto. O sonho de criar uma entidade artificial inteligente é bem antigo, mas, até hoje, ninguém chegou perto de conseguir isso. A inteligência artificial tem sido largamente usada, mas especialmente na forma de algoritmos que ajudam a realizar tarefas.

Fonte: INFO