O Irã enviará um macaco ao espaço no início de fevereiro, durante o 34º aniversário da Revolução Islâmica, disse o diretor da Organização Espacial Iraniana, Hamid Fazeli, nesta terça-feira (15).

O macaco será colocado em órbita durante o período do Fajr, de 31 de janeiro a 10 de fevereiro, que marca o triunfo da revolução de 1979, informou o diretor.

O lançamento, com um foguete Kavoshgar-5, prevê um voo balístico suborbital de 20 minutos a 120km de altitude. A cápsula que levará o macaco pesa 285 quilos.

De acordo com Farzeli, já foram concluídos os testes finais para o lançamento da cápsula com um ser vivo e “os macacos que serão enviados ao espaço estão em quarentena”. Ele acrescentou ainda que se trata da primeira etapa para a colocação em órbita de um astronauta iraniano, em um prazo de 5 a 8 anos.

Em fevereiro, também será colocado em órbita outro satélite de pesquisa, parte de um projeto estudantil batizado “Sharif Sat”, que ficará no espaço até o final do atual ano persa, em 21 de março no calendário cristão.

Projeto espacial
Desde 2009, o Irã já enviou três satélites e uma cápsula ao espaço, em fevereiro de 2012, na qual havia um rato, tartarugas e insetos. O país também realizou em 2011 uma tentativa de colocar um macaco em órbita, mas o lançamento fracassou.

O presidente Mahmud Ahmadinejad afirmou diversas vezes que a república islâmica pretendia lançar um voo tripulado antes de 2020.

A comunidade internacional segue com atenção o desenvolvimento do programa espacial do país, por medo de que as expedições tenham objetivos militares, apesar das negativas de Teerã.

Os países ocidentais condenaram todos os lançamentos realizados até hoje, devido às suspeitas de que o Irã está tentando desenvolver lançadores balísticos de longo alcance, capazes de transportar cargas convencionais ou nucleares. Por essa mesma razão, o Conselho de Segurança da ONU condenou em várias ocasiões o programa balístico iraniano.

Fonte: G1