A Marinha de Guerra russa recebeu novo equipamento. A aviação naval passa a ter ao seu serviço o avião militar de transporte An-140, fabricado na cidade de Samara pela empresa Aviakor. Esse aparelho irá substituir os An-24 e os An-26.
O An-32, uma modificação do An-26, tem sido utilizado com sucesso na Índia há várias décadas. Se trata de um avião de 27 toneladas modificado especificamente para condições tropicais.
O avião An-140 irá transportar pessoal e cargas para as bases navais da Marinha russa. Ainda durante a fase de montagem, a marinha reconheceu que tinha grande necessidade desse equipamento. O comandante de uma base naval, Alexander Tcherkashin, recebe com satisfação o novo avião ao seu comando:

“Nós temos a honra de testar esse avião. Serão efectuados os testes militares e, de acordo com os seus resultados, serão tiradas as conclusões. Mas estou convencido que tudo correrá bem.”

Depois de uma curta corrida, o avião decola com facilidade. Este é um voo de demonstração para clientes e futuros proprietários. O avião militar de transporte produzido em Samara se destaca com vantagem dos modelos anteriores. Os pilotos de teste já deram nota positiva ao novo equipamento moderno do avião e à sua navegação por satélite de última geração.

De acordo com a análise da própria empresa de aeronáutica de Samara, os militares, policiais e socorristas russos irão necessitar de um total de cerca de 100 aviões An-140. Isso inclui as suas diferentes versões de montagem, tanto de carga como de passageiros. A empresa também conta receber encomendas de outros países.


Nota: Além da India, o Irã tambem opera essa aeronave. O Irã tambem adquiriu uma licença para a montagem local que foi designada localmente de IrAn-140 (Iranian An-140). Dezasseis exemplares foram produzidos. O Irã anunciou a intenção de produzir até 100 exemplares da aeronave. A fabricante iraniana em tese poderia produzir uma aeronave do tipo por mês.