Cientistas da Nasa transmitiram nesta semana a imagem da Mona Lisa, do pintor Leonardo da Vinci, para um satélite em órbita da Lua, como parte de um experimento para testar uma nova tecnologia de comunicação a laser.
A icônica imagem viajou cerca de 386 mil quilômetros em formato digital entre a Terra e a Lua. A mensagem foi enviada de uma estação da Nasa em Maryland, nos EUA, para o satélite da nave Lunar Reconaissance Orbiter (LRO, na sigla em inglês).
Imagem de Mona Lisa que foi captada pelo satélite continha pontos brancos (Foto: Divulgação/Nasa)
 
“É a primeira vez que alguém conseguiu uma forma de comunicação a laser em distâncias planetárias", disse o cientista David Smith, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. De acordo com ele, o experimento foi considerado um sucesso pela agência espacial.
A imagem foi dividida em pixels, convertidos em escalas de cinza e representados por um número de zero a 4.095. Os pixels foram transmitidos individualmente por um pulso de laser. A transmissão não foi perfeita e apresentou alguns defeitos (pontos brancos na imagem) porque a atmosfera da Terra fez com que algumas mensagens não chegassem ao satélite.

A nova tecnologia pode levar ao desenvolvimento de formas de comunicação mais eficientes entre a Terra e as missões espaciais, acredita a Nasa.

“Num futuro próximo, este tipo de comunicação a laser pode servir como uma opção à comunicação de rádio que os satélites usam. Num futuro mais distante, essa tecnologia pode permitir a comunicação de uma maior quantidade de dados do que as ligações de rádio atuais oferecem", afirmou Smith.

Fonte: G1