GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

sexta-feira, janeiro 04, 2013

NASA testa rotores para substituir pára-quedas de naves

By on 4.1.13
Com a honrosa exceção dos ônibus espaciais, todas as naves que voltam do espaço descem de pára-quedas.
Uma equipe de engenheiros da NASA acredita que isso pode ser diferente.

Eles estão testando o conceito de naves que desçam suavemente, usando rotores similares aos dos helicópteros.
A diferença é que os rotores das naves não terão motores. À medida que a nave desce em direção ao solo, o vento faz as lâminas girarem, em um processo conhecido como autorrotação, já bastante testado nos próprios helicópteros.
"O objetivo dos testes que estamos fazendo aqui é estudar como conseguir que o rotor dê a partida e comece a girar," disse Jeff Hagen, coordenador do projeto. O modelo da nave com rotor é pequeno, e está sendo levantado e solto no ar por um pequeno helicóptero de controle remoto.

Cápsulas da Estação Espacial
A grande vantagem da técnica é que, mesmo sem motores, a autorrotação permite o mesmo nível de controle obtido com um helicóptero, o que significa que o pouso da nave pode ser feito exatamente no ponto desejado.
O conceito de rotor também é adequado para os estágios iniciais de foguetes, que hoje são perdidos - isso inclui os caríssimos motores, que caem no mar.
A ideia não é exatamente nova.
A NASA chegou a considerá-la na missão Apollo, mas acabou optando pelos pára-quedas porque seu desenvolvimento poderia ser feito mais rapidamente - um elemento importante numa época de "corrida espacial".
Antes de confiarem a vida dos astronautas aos rotores, os engenheiros esperam fazer testes usando balões e, a seguir, em pequenas cápsulas trazendo amostras científicas de volta da Estação Espacial Internacional.

Fonte: IT

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts