A intervenção militar da França no Mali irá durar enquanto for necessária para derrotar o terrorismo na região, disse o presidente François Hollande no sábado. "As pessoas frequentemente perguntam quanto tempo isso irá durar. Eu respondo, o tempo que levar. O tempo que levar para vencer o terrorismo nessa área", disse.
 
Hollande, que ordenou os jatos de guerra franceses à ação no Mali há uma semana para parar o avanço islâmico, também disse que a crise de reféns na usina de gás no deserto na Argélia oferece mais evidência de que a ação da França na região é justificada.

Ele disse que tentativas das autoridades argelinas de extirpar os sequestradores estavam para acontecer mas os relatos agora são de que a operação já chegou a um fim. "Reféns foram mortos, assassinados de forma covarde", disse Hollande.

O Exército da França iniciou no último dia 11 a operação aérea para ajudar os soldados do Mali a combater radicais islâmicos, levando o ex-poder colonial para uma intervenção militar para expulsar militantes vinculados à rede terrorista Al-Qaeda nove meses depois de eles tomarem o controle do norte do país.
A intervenção francesa aumenta dramaticamente o que está em jogo em um conflito travado em uma região deserta sem lei onde sequestros e brutalidade floresceram. Também acontece enquanto os islâmicos se aproximam cada vez mais da cidade mais ao norte ainda sob controle do governo e depois de eles terem entrado em choque com o Exército do Mali pela primeira vez em meses.
A França também perdeu um soldado e um agente secreto numa operação na Somália no sábado . O ministro da Defesa francês afirmou que as duas operações na África não tinham relação.

Fonte: IG