O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Policia Militar de Sergipe começou a utilizar óculos de visão noturna neste sábado (19), terceiro dia do Pré-Caju que acontece em Aracaju. Essa é a primeira vez que o equipamento é utilizado por forças policiais no Brasil, segundo o coordenador do GTA, major Fernando Góes.

Os Night Vision Goggles (NVG) são importados dos Estados Unidos e fabricados apenas por duas empresas no mundo. O equipamento permite que pilotos de helicóptero enxerguem até cinco quilômetros de distância em locais sem nenhuma visibilidade, o que aumenta a capacidade de alcance em uma operação.

O Governo do Estado de Sergipe investiu cerca de R$ 500 mil na compra do equipamento e no treinamento da tripulação. No país, somente a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército utilizam os óculos de visão noturna, que são iguais aos que foram utilizados durante a operação das forças militares dos EUA para a captura do terrorista Osama Bin Laden.
O equipamento será utilizado para auxiliar na segurança de voos. Para isso, 12 policiais foram aos Estados Unidos para receber treinamento teórico e prático.

"Os óculos vão ser essenciais no monitoramento de grandes festas populares, além de buscas no mar, mata fechada e em lugares desertos. É um ganho de valor incontável para a preservação da vida humana", afirma o piloto Fernando Telles.

Fonte: G1