GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

terça-feira, janeiro 22, 2013

Polícia de Sergipe é a primeira do Brasil a usar óculos de visão noturna

By on 22.1.13
 O Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Policia Militar de Sergipe começou a utilizar óculos de visão noturna neste sábado (19), terceiro dia do Pré-Caju que acontece em Aracaju. Essa é a primeira vez que o equipamento é utilizado por forças policiais no Brasil, segundo o coordenador do GTA, major Fernando Góes.

Os Night Vision Goggles (NVG) são importados dos Estados Unidos e fabricados apenas por duas empresas no mundo. O equipamento permite que pilotos de helicóptero enxerguem até cinco quilômetros de distância em locais sem nenhuma visibilidade, o que aumenta a capacidade de alcance em uma operação.

O Governo do Estado de Sergipe investiu cerca de R$ 500 mil na compra do equipamento e no treinamento da tripulação. No país, somente a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército utilizam os óculos de visão noturna, que são iguais aos que foram utilizados durante a operação das forças militares dos EUA para a captura do terrorista Osama Bin Laden.
O equipamento será utilizado para auxiliar na segurança de voos. Para isso, 12 policiais foram aos Estados Unidos para receber treinamento teórico e prático.

"Os óculos vão ser essenciais no monitoramento de grandes festas populares, além de buscas no mar, mata fechada e em lugares desertos. É um ganho de valor incontável para a preservação da vida humana", afirma o piloto Fernando Telles.

Fonte: G1


4 comentários:

Galvam disse...

Caro amigo Vinna,

Acho que os pilotos do Ciopaer do Ceará, já usam o equipamento de visão noturna há mais de 3 anos.
Abraços

Vinna disse...

Eles tem o FLIR 7000. Os aparelhos do Ciopaer ate tem preparação para emprego dos NVG. Mas eles não são utilizados ainda. Mas ate a copa os equipamentos chegam. Assim como as novas aeronaves.

Vinna disse...

Tem informações aqui: http://www.sspds.ce.gov.br/miniPortal/canalDetalhado.do?area=59&codCanal=251&titulo=COORDENADORIA%20INTEGRADA%20DE%20OPERA%C7%D5ES%20A%C9REAS%20-%20CIOPAER&action=detail

Galvam disse...

É amigo,tens razão. O equipamento não chegou mas vai chegar. Assisti uma operação noturna de cerco a uns assaltantes próximo a um parque florestal aqui de Fortaleza (Parque do Cocó) há uns três anos e o oficial responsável (não era do Ciopaer) dizia que os pilotos tinham esse equipamento aos jornalistas presentes no local. Daí a minha conclusão.

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts