Pela primeira vez em anos, esquadrões de combate da Força Aérea de Israel (IAF) vão competir um contra o outro durante a versão israelense da competição de treinamento “Red Flag” em preparação para uma cooperação internacional.

Todos os anos, centenas de pilotos de combate americanos decolam para participar do exercício “Red Flag” que é focado na simulação de combates aéreos com todos as esquadrões aéreos da forças armadas dos EUA. Dezenas de aviões preenchem o céu do deserto de Nevada, com o objetivo de completar uma linha de combate aérea cheia disputas, ataques e treinamento com os sistemas avançados de combate.

sta semana, numa área de mais de 10 mil quilômetros de distância, um exercício “bandeira azul contra bandeira vermelha” começou com as equipes da Força Aérea de Israel. Os esquadrões de combate de todo o país chegaram na Base Aérea de Ovda no sul do país, onde participam de um exercício único, pela primeira vez em anos. Ao longo da semana, eles vão competir entre si em diferentes cenários aéreos e praticar todos cenários possíveis. Em cada uma das simulações aéreas, os aviões de combate “azuis” que representam a Força Aérea de Israel vão competir contra os aviões de combate “vermelhos” que representam os inimigos.

O exercício realizado esta semana em Israel é uma sólida preparação para um grande exercício internacional, que será realizado em Israel durante o ano de 2013 – o “Blue Flag”, onde mais de 100 aeronaves devem participar. O Capitão Guy da equipe que simula o inimigo, os “Flying Tigers”, e responsável pelo treinamento disse que “não houve qualquer exercícios deste nível em Israel, e muitas forças aéreas de todo o mundo estarão presentes. Nosso objetivo é provar que o campo de exercícios israelense é grande o suficiente para receber e treinar essas aeronaves”.

Fonte: CAVOK