Armas croatas nas mãos de rebeldes sírios?

A Arábia Saudita fornece armas compradas da Croácia aos rebeldes sírios que lutam contra o regime de Bashar al-Assad, informa o jornal New York Times.
Com base em fontes americanas e ocidentais não identificadas, o jornal informou na noite de segunda-feira que a "importante compra de armas de infantaria" financiada pela Arábia Saudita é parte de um "remanescente não declarado" de armas usadas na guerra dos Bálcãs na década de 90 e que começou a chegar às mãos dos rebeldes sírios através da Jordânia em dezembro.
Muitas armas desta procedência começaram a aparecer em vídeos no YouTube, segundo o NYT.
Desde então, "múltiplos carregamentos" de armas partiram da Croácia, segundo uma das fontes, que citou "milhares de rifles e centenas de metralhadoras", assim como uma "quantidade significativa de munições".
Uma porta-voz do ministério das Relações Exteriores croata disse ao NYT que desde o início da Primavera Árabe o país não vendeu armas à Arábia Saudita nem aos rebeldes sírios. Funcionários dos governos saudita e jordaniano não fizeram comentários a respeito.
O eventual papel de Washington no caso não está claro, segundo o NYT.

Fonte: AFP

“Croácia contorna embargo à Síria”, refere La Libre Belgique. O diário belga repete as revelações de um bloguista norte-americano e de uma investigação do New York Times, segundo as quais um stock de armas croatas do tempo das guerras na ex-Jugoslávia, que tinha sido vendido à Arábia Saudita, acabou por ser entregue, no passado mês de dezembro, a rebeldes próximos do Exército Sírio Livre.
Estas revelações são comprometedoras para a Croácia, que deverá entrar para a União Europeia no próximo dia 1 de julho. O diário explica que
a Croácia aprovou o embargo europeu às armas e, em princípio, não pode fornecer armas às forças em confronto na Síria.
A 18 de fevereiro, recorda também La Libre Belgique, os europeus prorrogaram por três meses o embargo às armas destinadas à Síria, mas agora podem fornecer “material não letal” aos rebeldes sírios.
O diário refere que o ministro croata dos Negócios Estrangeiros “manteve-se em silêncio depois de ter desmentido, aos jornalistas norte-americanos, a existência [destas] vendas de armas”.

Fonte: Press Europe

Postar um comentário

0 Comentários