Um suposto homem-bomba detonou seus explosivos na entrada da Embaixada dos EUA em Ancara, capital da Turquia, matando a si mesmo e a mais uma pessoa, disseram autoridades nesta sexta-feira. Segundo o embaixador americano Francis Ricciardione, um guarda no portão foi morto às 13h13 locais (9h15 em Brasília) e uma cidadã turca ficou gravemente ferida.


Pessoas são vistas do lado de fora da entrada de Embaixada dos EUA em Ancara, alvo de ataque na Turquia

Nenhuma organização reivindicou o ataque, mas o ministro turco do Interior, Muammer Guler, disse ser provável que o suicida tenha conexão com um grupo militante de esquerda. Ele, porém, não explicou por que levantou essa hipótese. Rebeldes curdos e militantes islâmicos são ativos no país. Rebeldes curdos, que lutam pela autonomia na área de maioria curda no sudeste do país, aumentaram seus ataques na Turquia durante o ano passado.
Horas depois, o Departamento de Estado dos EUA confirmou que a área exterior da missão diplomática foi alvo de um ato terrorista. "Confirmamos uma explosão terrorista no perímetro do complexo da embaixada em Ancara, Turquia", disse a porta-voz Victoria Nuland. "Estamos trabalhando de forma próxima com a polícia nacional turca para fazer uma análise completa dos danos e fatalidades e para começar uma investigação."
O primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, disse ao vivo na TV turca que se tratou de um ataque suicida e pediu um esforço global para combater "elementos terroristas". O governador de Ancara, Alaaddin Yuksel, afirmou que o agressor estava dentro da propriedade quando os explosivos foram detonados. A explosão lançou pedaços de alvenaria para fora, mas não parece ter acontecido dano estrutural importante.
Várias ambulâncias e bombeiros foram enviados ao local. O prédio da embaixada é fortemente protegido e fica localizado em uma área onde várias outras embaixadas, incluindo a da Alemanha e da França, estão localizadas. A polícia cercou a área e os jornalistas são mantidos afastados.
"Foi uma explosão enorme. Estava sentado na minha loja quando tudo aconteceu. Vi no chão o que parecia ser uma parte de um corpo", disse o agente de viagens Kamiyar Barnos. A vitrine da loja dele, situada a uns 100 metros de distância da explosão, ficou estilhaçada. Uma testemunha disse que a explosão foi audível a mais de um quilômetro de distância. 
Militantes islâmicos domésticos vinculados à Al-Qaeda lançaram ataques suicidas em Istambul, deixando 58 mortos, em 2003. Os alvos foram o consulado e um banco britânicos e duas sinagogas. Em 2008, um ataque relacionado a militantes afiliados à Al-Qaeda lançado do lado de fora do Consulado dos EUA em Istambul matou três terroristas e três policiais.
A Turquia defende a intervenção internacional na vizinha Síria e abriga centenas de soldados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), dos Estados Unidos, Alemanha e Holanda que operam um sistema de defesa antimísseis Patriot ao longo de sua fronteira com a Síria, situada a centenas de quilômetros de distância da capital.

Fonte: IG