Equipamento é utilizado por brigadas militares do Reino Unido que atuam no Afeganistão e serve para reconhecimento de ambientes hostis.



Um drone que cabe na palma da mão e custa US$ 195 mil está tornando um pouco mais segura a vida de soldados britânicos que atuam na guerra do Afeganistão. Com medidas de 10 x 2,5 centímetros, o equipamento pesa apenas 16 gramas e é utilizado para reconhecimento de ambientes em busca de possíveis perigos para as tropas.


O nome deste pequeno notável é Black Hornet. O miniaeroplano, criado na Noruega, está equipado com uma câmera ainda menor capaz de capturar e enviar vídeos e imagens estáticas para um terminal de controle.

O Sargento Kevin Hough, ligado à Força de Reconhecimento da Brigada em Helmand,
demonstra o "nanocoptero'

De acordo com o Ministro de Defesa do Reino Unido, o Black Hornet é capaz de trabalhar em ambientes hostis e mesmo com ventanias. Ele pode tanto ser guiado por controle remoto quanto ter sua rota programa para seguir pontos pré-determinados por meio de um GPS. Ele utiliza bateria e pode percorrer uma distância de até 800 metros a 35 km/h, tudo isso durante no máximo 30 minutos.

Um porta-voz do exército britânico afirmou que o equipamento está em uso no Afeganistão desde o ano passado.

Fontes: BBC via Douglas Ciriaco (Tecmundo) / Daily Mail - Fotos: Divulgação/Ministério da Defesa do Reino Unido - Via Aviation News