Para por fim às dúvidas sobre a existência de seu caça furtivo, o Qaher-313, o governo iraniano divulgou uma foto do avião em ação. Porém blogueiros descobriram que a imagem divulgada não passa de uma montagem feita no Photoshop com duas fotografias sobrepostas.

Foto divulgada pelo governo iraniano com o Qaher-313 o Monte Damavand
Foto: Reprodução/Peta Pixel

Especialistas e militares questionaram o recente anúncio do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad sobre o seu novo caça. Segundo seu pronunciamento, a aeronave teria sido construída com tecnologia de ponta e seria um cruzamento entre o F-35 e o F-22, os dois melhores aviões de guerra norte-americanos. 

As críticas levaram a imprensa oficial do Irã a divulgar uma foto de seu novo caça sobrevoando uma importante cadeia de montanhas do país. Porém, na imagem é possível ver que o suposto Qaher-313 possui estranhas sombras e reflexos ao longo de sua carcaça.

Peritos em tecnologia militar questionaram a possibilidade da aeronave conseguir funcionar, pois o design de sua estrutura não permitiria que o caça fosse furtivo, carregasse armamentos ou até mesmo voasse direito. Houve até que desconfiasse que a imagem representasse um aeromodelo de plástico.


Foto do protótipo do Qaher-313 divulgada anteriormente pelo governo e
 papel de parede usado como fundo da montagem - Foto: Reprodução/Peta Pixel

A farsa da foto foi revelada por blogueiros iranianos que encontraram a imagem de um protótipo em miniatura, fotografado em um ângulo igual, divulgada pelo próprio governo islâmico no dia 2 de fevereiro. Já o fundo da imagem era idêntico a um papel de parede de um banco de dados de imagens online.

As autoridades iranianas negaram ter havido qualquer edição nas imagens, e alegaram que as dúvidas e acusações fazem parte da “propaganda inimiga”.

Fontes: Peta Pixel e The Independent via Daniel Ribeiro (TechTudo) - Via Aviation News