A instalação foi montada para caçar membros da Al-Qaeda na Península Árabica , cuja base está no Iêmen. Autoridades do alto escalão do governo americano se disseram preocupados, pois a descoberta da base pode prejudicar suas operações contra a rede terrorista.
O Exército americano tirou praticamente todas suas tropas da Arábia Saudita em 2003, após ter deixado entre 5 mil e 10 mil soldados no reino após a Guerra do Golfo (1990-1991). Somente integrantes da Missão de Treinamento Militar dos EUA oficialmente continuam no país.

A localização da base secreta de drones não foi revelada nos registros americanos e o governo saudita não teceu qualquer comentário, segundo a rede britânica BBC. Entretanto, a construção da instalação foi ordenada em dezembro de 2009, após um ataque com mísseis no Iêmen. Foi o primeiro ataque ordenado pelo governo Obama e teve um final desastroso, com dezenas de civis, incluindo mulheres e crianças, mortos.
De acordo com autoridades dos EUA que falaram ao The New York Times, a primeira vez que a CIA utilizou a base foi para matar Awlaki. Desde então, a agência vem ordenando ataques letais contra membros da Al-Qaeda no Iêmen.
Segundo o jornal The Washington Post, o então conselheiro antiterrorismo da Casa Branca e atual diretor da CIA, John Brennan, teve um papel importante nas negociações com o governo saudita para construir a base.

Fonte: IG