Um navio de guerra da Marinha alemã atraca na manhã desta sexta-feira (8) no Porto do Recife. A corveta Ludwigshafen am Rhein chega por volta das 10h e fica na cidade até o próximo dia 23. A embarcação é uma das mais modernas da Alemanha e vem ao Recife para testar suas armas em águas tropicais.
De acordo com o representante do consulado da Alemanha no Recife, Martin Mahn, o navio militar aposta em equipamentos digitais de alta precisão. "É uma embarcação moderna com sistema de armas que nunca foi usado em águas quentes. Com a visita ao Recife, a embarcação vai poder testar esses equipamentos nesse ambiente, como os canhões de alta precisão", explica Martin.
Os testes começam a ser realizados no dia 16, quando a embarcação deixa o porto do Recife e segue para o alto mar. No dia 20, ela retorna ao porto, onde fica até o dia 23. A corveta deixou o porto de Warnemünde no Mar Báltico em 16 de janeiro, e parou na França e em Cabo Verde antes de chegar ao Recife.
Representantes da Marinha e dos consórcios de estaleiros alemães também vão aproveitar a visita para apresentar as novidades da indústria do país para a Marinha do Brasil. Com a conversa, a Alemanha espera construir futuras parcerias com as Forças Armadas brasileiras.
Sob o comando do Capitão-de-Fragata Lars Hirland, o navio é tripulado por 53 marinheiros. O consulado alemão no Recife preparou uma programação especial para os tripulantes na cidade. Eles vão participar de passeios túristicos e eventos esportivos, como um jogo de futebol contra uma equipe da Marinha do Brasil.
O Ludwigshafen am Rhein é uma das cinco corvetas da classe K 130 do 1º Esquadrão de Corvetas da Marinha alemã. Com moderno sistema de comando, a embarcação pode conduzir operações no litoral ou agir em conjunto em terra. A corveta é caracterizada pela alta estabilidade e grande capacidade de se impor em combate.

Fonte: JC