Em maio deste ano, segundo se espera, serão realizados testes de
operação de um novo veículo anfíbio, Burevestnik-24 (Petrel-24).
Ecranoplanos clássicos vs. ecranoplanos voadores
Estritamente falando, o Burevestnik é um ecranoplano voador. Os
aparelhos deste tipo, bem como os ecranoplanos clássicos, movimentam-se
sobre superfícies, aproveitando o chamado efeito solo. Mas, à diferença
entre os ecranoplanos clássicos e os ecranoplanos voadores é que estes
são capazes de se deslocarem a maiores altitudes.
O ecranoplano voador pode operar em dois modos, aos quais se apresentam requisitos diametralmente opostos: para a planação, que aproveita o efeito solo, requerem-se asas largas de perfil específico e fuselagem plana e também larga, enquanto para o voo são indispensáveis asas e fuselagem estreitas. Até agora, ninguém tem conseguido conceber um veículo que possa voar quase como um bom avião e, ao mesmo tempo, possuir qualidades de ecranoplano.
O ecranoplano voador pode operar em dois modos, aos quais se apresentam requisitos diametralmente opostos: para a planação, que aproveita o efeito solo, requerem-se asas largas de perfil específico e fuselagem plana e também larga, enquanto para o voo são indispensáveis asas e fuselagem estreitas. Até agora, ninguém tem conseguido conceber um veículo que possa voar quase como um bom avião e, ao mesmo tempo, possuir qualidades de ecranoplano.
Os pais do Burevestnik procuraram resolver esse conflito, utilizando em
seu projeto uma configuração biplana, com as asas inferiores mais largas
a fim de assegurar o efeito solo.
Espera-se que graças a essa configuração, o Burevestnik possa voar com
igual eficiência sobre as superfícies tanto aquáticas como terrestres.
Com esperança de sucesso
Desde há muito, quase todas as potências mundiais que lideram na área de
construção aeronáutica vêm desenvolvendo projetos de ecranoplanos (na
União Europeia, por exemplo, chamam-se SES, Surface Effect Ships). No
entanto, esses veículos ainda não se utilizam para fins práticos e em
serviços permanentes em nenhuma parte. As restrições bastante sérias no
que toca aos modos de operação, bem como a pilotagem muito "delicada"
ainda não permitem fazer com que os ecranoplanos se convertam em meios
de locomoção seguros. Por outro lado, o ecranoplano voador, teoricamente
isento das principais deficiências do ecranoplano clássico, pode chegar
a ser um veículo mais promissor, embora a pilotagem deste último também
não possa ser qualificada como fácil.
Até o presente momento, todos os trabalhos no domínio de desenvolvimento
de ecranoplanos, tanto convencionais como voadores, nunca têm ido para
além da construção de modelos experimentais à escala completa. Se os
designers do Burevestnik conseguirem criar um veículo que possa ser
produzido em série, mesmo em edições limitadas, isso será um sucesso
comparável ao invento revolucionário de Robert Fulton, considerado o pai
da embarcação a vapor. Como se sabe, naves com máquinas a vapor
apareceram ainda antes de Fulton, mas foi precisamente ele o autor de um
projeto que se tornou requerido devido tanto a suas próprias prestações
como ao progresso tecnológico geral que possibilitou organizar a
produção em série do engenho inovador. Quão bem sucedidos em semelhante
empresa vão ser os criadores do Burevestnik, o tempo dirá.
Fonte: Ilia Kramnik (Rádio Voz da Rússia) - Fotos via http://kulikovo-pole.livejournal.com - Via Aviation News MAIS
Veja aqui uma incrível matéria sobre Ecranoplanos [em português]
Veja aqui várias fotos e informações do gigantesco Ecranoplano Classe Lun. [em russo]
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