Os rebeldes sírios derrubaram nesta segunda-feira dois helicópteros militares do regime do presidente Bashar al Assad no norte do país, informaram à Agência Efe fontes do Exército Livre Sírio (ELS).

Um dos helicópteros foi derrubado próximo ao aeroporto militar de Meneg, cercado pelos insurgentes há várias semanas e situado a 35 quilômetros ao norte da cidade de Alepo, disse pela internet o porta-voz da brigada rebelde Al Tauhid em Alepo, Abu Feras.
Os rebeldes também derrubaram outra aeronave na zona de Khan al Asal, no subúrbio ao sudeste de Alepo, segundo o porta-voz da brigada do ELS Deraa al Uma, Abdullah Asani, que não deu mais detalhes sobre a operação.
Por outro lado, o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou em comunicado que Khan al Asal, nas proximidades da Academia de Polícia, continua sendo palco de choques violentos entre os partidários e contrários a Assad, o que hoje causou a morte de pelo menos dez soldados e um combatente rebelde.

Um total de 30 soldados do regime e 16 rebeldes perderam a vida e dezenas de membros de ambos os bandos ficaram feridos nesses combates que explodiram ontem nessa zona da província de Aleppo, precisou o Observatório.
No resto do país, os Comitês de Coordenação Local denunciaram que o Exército sírio bombardeou as localidades de Rastan e Garnata, na província de Homs (centro); e de Daraya e Muadamiat al-Sham, nos subúrbios de Damasco.

No plano político, o líder da opositora Coalizão Nacional Síria (CNFROS, a principal aliança opositora), Ahmed Muaz al-Khatib, acusou Assad de criar obstáculos para o diálogo entre o regime e a oposição e considerou cedo para determinar se sua proposta teve êxito ou fracassou.
Em 30 de janeiro, al-Khatib apresentou um plano no qual propunha entabular conversas com o vice-presidente sírio, Farouk Al Shara, a fim de conseguir a saída do regime sob uma série de condições.
O ministro sírio de Relações Exteriores, Walid Muallem, manifestou hoje desde Moscou a disposição do regime a iniciar negociações com os opositores. 

Fonte: Exame
Fonte do Video: TV UOL