O Irã divulgou nesta quinta-feira pela primeira vez imagens supostamente feitas pelo avião espião não tripulado americano RQ-170 Sentinel, capturado pelas forças da República Islâmica no final de 2011.
As imagens, segundo a televisão oficial iraniana em inglês, PressTV, foram feitas por uma câmera situada na parte inferior do aparelho e mostram a região da base americana de Kandahar, no Afeganistão, enquanto o RQ-170 está aterrissando e assim que chega ao solo.
Os dados decodificados do aparelho, comentou a fonte, revelam que o equipamento realizou "muitas missões em países vizinhos do Irã, incluído o Paquistão". O RQ-170 Sentinel, avião com tecnologia "invisível" não tripulado mais moderno conhecido dos Estados Unidos, tem as equipes mais avançados de vigilância e reconhecimento.
Segundo a emissora, a maioria das missões de reconhecimento e ataque de diversos tipos de aviões militares não tripulados dos EUA no Afeganistão e Paquistão se realizam da base de Kandahar, situada a 420 quilômetros de território iraniano.
No início de dezembro de 2011, o Irã disse que seus especialistas de Defesa Aérea tinham conseguido fazer aterrissar, quase sem danos, um RQ-170 Sentinel perto da cidade iraniana de Kashmar, a cerca de 225 quilômetros da fronteira afegã, e Washington reconheceu que era seu.
Em 10 de dezembro de 2012, o chefe da Divisão Aeroespacial do Corpo de Guardiães da Revolução do Irã, geral Amir Ali Hayizadeh, assegurou que haviam decodificado todos os dados que levava o RQ-170.
Hayizadeh indicou que os técnicos iranianos "conhecem agora todas as missões que realizou" o equipamento e que o RQ-170 capturado "não tinha planejado vigiar nenhuma instalação do programa nuclear iraniano", explicação que, segundo ele, "(Os EUA) deram como desculpa para realizar práticas hostis" ao Irã.
O Irã afirma que capturou várias aeronaves não tripuladas dos EUA e de Israel enquanto voavam sobre o país ou suas águas territoriais e ameaçou apresentar denúncias aos tribunais internacionais por essas violações de seu espaço aéreo.

Fonte: Terra 


O video divulgado mostra imagens captadas do FLIR do drone capturado, enquato este taxiava pelo aeroporto de Kandahar. Podem ser vistos hangares, predios, C-130 e ao menos um drone Reaper. Não há indicio de como foi feita a captura da RQ-170.