Uma equipe de cientistas descobriu uma área de 200 km de diâmetro na Austrália onde teria caído um gigantesco meteorito há 360 milhões de anos, indicou nesta quarta-feira um de seus membros. 


O meteorito media entre 10 e 20 km de diâmetro, disse Andrew Glikson, professor convidado da Universidade Nacional da Austrália.


"É um achado", afirmou, referindo-se à cratera na bacia de East Warburton, no sul da Austrália. "O que realmente impressiona é a extensão da zona de impacto, de no mínimo 200 km (de diâmetro), o que torna a terceira maior superfície no mundo" impactada por um corpo celeste.


Glikson indicou que o estudo do terreno foi iniciado após outro cientista identificar amostras anômalas microestruturais. 


"Depois disso, passei meses em um laboratório fazendo testes com microscópio para medir as orientações dos cristais (...) e constatei que as rochas encontradas no local apresentavam marcas de um impacto extraterrestre", acrescentou.


"Trata-se de um asteroide de ao menos 10 km de diâmetro", cuja queda sobre a Terra provocou um "impacto regional e mundial", ressaltou o cientista.


O asteroide, transformado em meteorito após tocar o solo, provocou uma imensa cratera atualmente encoberta por uma camada de 3 km de sedimentos. 


Ao cair, com certeza provocou gigantescas nuvens de fumaça e vapor que, segundo Andrew Glikson, cobriram a Terra.


Os asteroides deste tamanho entram em colisão com o nosso planeta uma vez a cada dezenas de milhões de anos.






Fonte: Terra - Via Arquivos do Insólito