Fenômeno ocorreu em setembro daquele ano e surpreendeu a população. Em Riachão, um meteoro abriu uma cratera de quatro diâmetros na cidade.


A pequena cidade de Parnarama, localizada na região leste do Maranhão, na fronteira com o Piauí (a 514 km de São Luís), também já foi surpreendida com a queda de um meteorito, a exemplo do que caiu na Rússia. Na época o assunto foi tema de reportagem no Jornal Nacional.

Era setembro de 1995 quando a população presenciou a abertura de uma cratera de seis metros de profundidade por oito de largura, no meio do matagal, fruto de um objeto não identificado vindo do céu.


De acordo com pesquisadores, o buraco foi aberto por um meteorito que se deslocava a uma velocidade de 10.000 km/minuto. Depois de entrar na órbita da terra, perdeu força e caiu a 300 km/minuto.


Wilson Carvalho, veio da Bahia para fazer o registro à época. Ele, que é caçador de meteorito, utilizou detector de metais para vasculhar a cratera.


“A bola de fogo, como eles dizem, realmente é um fenômeno luminoso do meteorito antes da queda”, disse Wilson Carvalho.


A população, que disse ser acostumada com a presença de objetos estranhos iluminando o céu, ficou surpresa com a queda. “Relâmpago não era, porque o céu estava limpo”, disse uma moradora.


“Foi uma coisa que abriu assim e fez um clarão e apagou”, tentou explicar outro morador.


Em Riachão, uma cratera de 4 km de diâmetro foi formada após uma rocha colossal, que se deslocou a uma velocidade de 12.000 km/s, entrou em rota de colisão com a terra.


Cem milhões de anos antes, outro meteoro, com 12 km de diâmetro, caiu na Serra da Cangalha, no Tocantins, na divisa com o Maranhão.


O choque do meteoro com a terra arremessou grandes fragmentos de rocha a longas distâncias.



Asteroide e meteorito


Na sexta-feira (15) o asteroide 2012 DA14 passou a 27,7 mil quilômetros da crosta terrestre. O auge de aproximação com a Terra ocorreu às 17h30.


Mais cedo, o mundo repercutia a queda de um meteorito nos Montes Urais, na Rússia, que deixou centenas de feridos e causou pânico em cidades da região.


A explosão do meteoro ao entrar na atmosfera criou uma onda de choque que quebrou vidraças e lançou objetos pelo ar a quilômetros de distância. 
A agência espacial russa Roscosmos disse que o meteorito viajava a uma velocidade de 30 quilômetros por segundo.

Fonte: G1  - Via: Arquivos do Insólito